quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Quem foi quem na eleição deste ano



Cumprindo o que prometera farei uma análise, segundo minha visão, de como foi esta eleição na cidade. Quem trabalhou para quem, quem se deu bem e quem se deu mal. Um aviso a todos os que porventura discordarem de minhas posições e análise, postem o contraditório de forma educada e equilibrada (permitirei o sarcasmo) que aceitarei, caso contrário irão ficar só na vontade e estejam a vontade para buscarem direito de resposta na justiça. Como são muitos os candidatos farei a coisa no estilo novela, em capítulos. Vamos começar com a Assembleia Legislativa.


JOZAINE BAKA (PDT)
10516 VOTOS NA CIDADE
16057 VOTOS NO PARANÁ


Vou começar com a minha candidata Jozaine Baka que muitos estão dizendo que foi um fiasco e acho que sou o único que não concorda com opinião. Já disse que para mim ela foi bem, levando em conta a questão de estreia nas urnas e comparando com a estreia do marido numa eleição.

Concordo com todos os que dizem que pela estrutura de campanha, equipe de trabalho, cabos eleitorais e pesos pesados que estiveram apoiando, os votos deixaram a desejar. Levando em conta a estrutura Jozaine teria sim que ter sido eleita.

Mas o pessoal desta estrutura montada, de fato, votaram e pediram votos para Jozaine? Esta é uma pergunta que se faz nos corredores da prefeitura. Estive em alguns comícios e vi que a quantidade de público não era regular. Dois exemplos, Ponta do Caju e Jardim Samambaia. No primeiro tinha cerca de 40 a 60 pessoas e no segundo, mais de 300.

Mas penso que o maior problema para Jozaine foi ter que assumir o ônus deste segundo da administração Baka que não está sendo bom em diversas áreas.

Vale dizer que em plena campanha eleitoral, a prefeitura simplesmente começou desmanchar o Palco Tutoia, deixando aquilo ridículo do jeito que ainda se pode ver.
Quem quer ganhar uma eleição para esposa não inicia a destruição de um cartão postal a poucos dias da votação.

Penso que Jozaine foi vítima não do fogo amigo, mas do incêndio amigo. Teve até reunião com Picler e Augustinho Zucchi na cidade feita por comissionado e ex-secretário. Um absurdo.

Entendo que ela, mesmo com toda esta mega estrutura, teve muita gente ao seu lado jogando contra o patrimônio e isso não é fácil. E nada melhor que a comparação para se avaliar o desempenho de Jozaine Baka nesta eleição.

Veja quem ficou abaixo de Jozaine nesta eleição:

Ex-vice-governadora Emilia Belinati – 13.961 votos
Ex-deputado estadual Stica – 11.373 votos
Vereador de Curitiba e apresentador de TV - Roberto Hinça – 11.295 votos
Ex-deputado estadual Baratter – 10.706 votos
Vereador de 6 mandatos de Curitiba Jorge Bernardi – 8.100 votos
Secretário Geral do PT do PR- Floris do PT – 8.197 votos
Ex-deputada estadual Arlete Caramês – 4.381 votos
Ex-deputado federal Dirceu Manfrinato - 12.563 votos
Vice-prefeito Fabiano Vicente Elias - 11.902 votos
Ex-deputada federal Dra Clair - 10.537 votos
Ex-deputado estadual Delegado Bradock - 10.394
Ex-vereador mais votado de 2004 - Dr Nelio - 9.652 votos


Por isso reafirmo que ela foi bem e não pode e nem deve sentir-se derrotada. Foi um batismo de 16 mil votos, coisa que não é para qualquer um.

17 comentários:

  1. Gil

    Aceito a comparação de você colocar no blog a arrecadação de campanha de cada um.

    Abraços

    Fabiano

    ResponderExcluir
  2. Amigo Gil, apenas pra "enfogueirar": nao confunda obra de arte do mestre picasso com pica de aco do mestre de obras...rs Vc misturou alhos com bugalhos, ao analisar o desempenho de outros peso-pesados com a primeira-dama - a autofagia local e que muitos dos relacionados concorriam a Federal... Na verdade, a rejeicao ao prefeito foi tanta que a primeira-dama ateh retirou o nome "Baka" na reta final da campanha. Parabens pela reativacao do blog. Claudino Nunes - claudinonunes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Como um simples funcionário da Prefeitura e mesmo não tendo os conhecimentos políticos e eleitorais dos "magos" do assunto que tiraram licença dos seus postos no Município para (des)coordenarem a campanha constatei no dia a dia nos papos de corredores e dos trechos : as Secretarias compostas por operários em sua maioria ,por incrivel que pareça, apoiaram a Jozaine(sem grandes ostentações) mas as outras ,Educação, Saúde,etc.(não por culpa do Secretariado que suou a camisa)foram contra.

    ResponderExcluir
  4. Caro Fabiano acho que fui claro ao dizer que, em relação a estrutura de campanha (viabilizada pela arrecadação)ela devia ter sido eleita. A comparação que fiz foi objetiva, estreia nas urnas e eu nem levei em conta a sua estreia que sabe bem como foi.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Caro amigo Claudino dos relacionados apenas Bradoock e Manfrinato concorreram a federal e os citei por serem cobras criadas. Mas insisto que a avaliação é de estreia e no questi rejeição de Baka, fiz coro com vc ao dizer que ela pagou o ônus da amdinistração Baka.
    Obrigado pelas palavras e pela postagem.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Caro Pedro você não é um "mago" do assunto, mas faltou opinião e a observação de pessoas como você na campanha que soube enten der bem meu comentário. Esta informação de todo esse pessoal que não trabalhou acredito que deve ser acrescida de mais secretarias apenas.

    ResponderExcluir
  7. Fabiano vou colocar sim a arrecadação de todos os nossos candidatos nesta campanha se ainda estiver disponível no TSE. Pode aguardar

    ResponderExcluir
  8. Fabiano e vou colocar também os bens informados.

    ResponderExcluir
  9. Oba! Vamos saber agora os bens declarados de cada candidato? rsrsrs

    ResponderExcluir
  10. Gil

    Minha estréia de verdade foi em 2006, como candidato a deputado federal, nas condições que você já sabe.

    Se você ainda acha que deve levar em conta a inscrição como vereador em 1996, quando desisti da candidatura, talvez deva também levar em consideração outras do gênero, como a candidatura a deputado estadual do atual vereador Edu em 2006, por exemplo.

    Aliás, em 1996 apenas deixei o nome nas ruas, como diz ter feito o Ricardo esse ano, com a diferença que não havia uma única viva alma trabalhando para mim naquela eleição e nesta o Ricardo teve dezenas de pessoas de rosa no trecho.

    Naquela eleição de 1996 recebi algo próximo de 150 votos e o último vereador eleito obteve aproximadamente 300. Sem trabalho algum para essa candidatura e trabalhando exclusivamente na campanha de prefeito de meu pai, fiz metade do último eleito.

    Quando colocar os bens informados, coloque também o valor declarado de cada bem. Vamos ver se estão de acordo com a avaliação normal ou se estão sub-valorizados, fraudando o IR.

    A propósito, estas informações já estão no site do TSE.

    Abração!!!

    ResponderExcluir
  11. Caro Fabiano foi exatamente baseado na sua votação de 2006 que dei entender na resposta a seu comentário, onde o amigo fez 10.500 em todo Paraná e ficou abaixo de Jozaine Baka. É claro, reiterando mais uma vez, que a análise é no quesito estreia e não levei em conta a questão de estrutura financeira. É claro que uma coisa está ligada a outra, mas não a assim como história registra número é o que baseei minha análise. Sobre os bens declarados colocarei apenas o que os candidatos informaram ao TSE e se tornou informação pública.

    Abração

    ResponderExcluir
  12. Minha singela opinião é que precisamos urgentemente de candidatos que estejam trabalhando em prol de uma cidade melhor. O que vemos é um exclusivo interesse pessoal, onde o valor único é: O que vou ganhar loga a frente? Um derrame de dinheiro absurdo de um lado, de outro uma extorção sem fim departe de muitos eleitores. A ética, a moral... tudo isso foi por água abaixo. Quero acreditar no inicio desa transformaçãoavaliando o resultado dessas eleições, no entanto sabemos que as pessoas são volúveis, confiantes demais, enfim. Nos resta cobrar e rezar!

    ResponderExcluir
  13. Breno,mandou muito bem.É por aí, oxalámais eleitores tenham esta sua visão sobre o voto.Parabéns

    ResponderExcluir
  14. Gil, foi eu que escrevi este comentário com nome de Breno, André Chaiben, é que estava logado em outra máquina. Abraços

    ResponderExcluir
  15. Por isso, a opinião venho bem embasada. Viu você na capa do JB desta semana?

    ResponderExcluir
  16. Ahh vi sim Gil, nem maginava que alguém tinha tirado uma foto dessas, depois passa no meu mail para que eu possa guardar. andrechaibendesp@gmail.com

    ResponderExcluir