segunda-feira, 21 de junho de 2010

Placa errada


Avenida do Samba é Avenida Maximiano da Fonseca

Poucos sabem, mas a tradicional via pública e palco dos mais belos carnavais de Paranaguá, a Avenida do Samba, desde junho de 2000 se chama Avenida Almirante Maximiliano da Fonseca, conforme determina o Decreto 2.251, assinado pelo ex-prefeito Mário Roque (PMDB).

Porém, a placa colocada pela prefeitura, erroneamente, identifica a via pública como Avenida Almirante Maximiliano da Fonseca. No mês passado, a reportagem do JB levantou esta situação e questionou junto a Assessoria de Imprensa informações no sentido de saber quando ocorreu a mudança e quem foi o almirante que ganhou nome de rua na cidade.

Sem receber nenhuma informação da Assessoria de Imprensa, a reportagem do JB que já havia feito uma busca na internet para saber quem foi “Almirante Maximiliano da Fonseca”, nome consta na placa e não obteve nenhum sucesso, aprofundou seus estudos e desvendou o mistério.

De fato, não existe nenhum “Almirante Maximiliano da Fonseca” e o Decreto Municipal 2.251 denominou a via pública como Almirante Maximiano da Fonseca, em homenagem ao Patrono do Corpo Auxiliar Feminino da Reserva da Marinha, criado pelo almirante.

Ele também foi Ministro da Marinha no governo João Figueiredo e, em sua homenagem, em junho de 1998, o terminal da Ilha Grande da Petrobras teve o seu nome alterado para Terminal Marítimo Almirante Maximiano da Fonseca.

Outro suposto erro informado na placa foi a extensão do limite do bairro da Costeira, que passou fazer divisa com o Centro Histórico e área central do município.

Neste estudo feito pelo JB vale destacar a participação do vereador João Mendes (PMDB), profundo conhecedor da legislação municipal, que contribuiu significativamente para este esclarecimento fornecendo o Decreto Municipal.

AJUDE ESTE JORNALISTA MANTER ATUALIZADO ESTE BLOG E, ANTES DE SAIR, CLIQUE EM UM DOS COMERCIAIS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário