segunda-feira, 24 de maio de 2010

Avenida Arthur de Abreu virou Avenida Maximiliano da Fonseca



A mais tradicional via pública de Paranaguá e palco dos mais belos carnavais, a Avenida Arthur de Abreu virou Avenida Almirante Maximiliano da Fonseca e ampliou significativamente o limite do bairro da Costeira que, agora, abrange parte do Centro Histórico e área central do município.

Uma placa colocada pela prefeitura limitou a extensão da Avenida Arthur de Abreu da Praça Fernando Amaro até o Terminal Urbano e determinou um novo nome para a tradicional Avenida do Samba. Na placa a informação que a avenida se encontra no bairro da Costeira e não mais no centro da cidade. O limite do bairro da Costeira que era marcado pela Avenida Coronel José Lobo aumentou e, agora, faz divisa com a Praça Fernando Amaro, no coração da cidade.

Uma alteração que surpreendeu, não só os motoristas de táxi que possuem um ponto diante do Palácio do Café e também diversas pessoas que transitam pelo local. O sindicalista Odair José de Oliveira (52) mostrou-se surpreso com a mudança. “Não soube que mudou o nome da rua, não li, não ouvi e nem vi na televisão qualquer coisa neste sentido”, comentou Odair. Surpreendida com a alteração, a reportagem do JB pesquisou na internet para saber quem foi o almirante Maximiliano da Fonseca que cedeu o nome para nova rua.

Nesta busca não foi encontrado nenhum almirante com este nome, o mais próximo encontrado foi o Almirante Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, que é o patrono do Corpo Auxiliar Feminino da Reserva da Marinha, criado por ele. Foi Ministro da Marinha no governo João Figueiredo.

Em sua homenagem, em junho de 1998, o terminal da Ilha Grande da Petrobras teve o seu nome alterado para Terminal Marítimo Almirante Maximiano da Fonseca.


AJUDE ESTE JORNALISTA MANTER ATUALIZADO ESTE BLOG E, ANTES DE SAIR, CLIQUE EM UM DOS COMERCIAIS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário